terça-feira, 21 de agosto de 2007

Relato de uma grande Lição de Vida...

Hoje, dia 21 de Agosto, tomei coragem e resolvi contar-vos, sumariamente, o que me aconteceu : No dia 23 de Julho vi um anúncio de jornal, ao qual respondi. Era um anúncio acerca de um trespasse de uma creche. Liguei, marquei a entrevista, para esse mesmo dia, e fui ver as condições e as instalações. Quando lá cheguei, fiquei maravilhada, cheia de vontade e cega... Sim, cego muitas vezes quando quero muito concretizar um projecto... Nesse mesmo dia foi-me informado, pelas duas sócias, que a creche ia cessar funções dia 31 de Julho, que possuía um projecto de arquitectura (planta da creche) e que este detinha um parecer favorável dado pela Segurnça Social. No entanto, necessitava de obras, nomeadamente de uma casa de banho para deficientes e de uma rampa. Eu não sabendo concretamente o que era isso, "parecer favorável", telefonei para a Segurança Social e a técnica de infância explicou-me que após a implementação das obras, do citado projecto, as entidades competentes fariam uma vistoria para ver se tudo estava como o exigido, no mesmo, e assim estaria mais perto do alvará. Seguiram-se umas semanas atribuladas entre reuniões e afazeres... uma azáfama! Desde contabilistas, a senhorios, a advogados, a arquitectos, a empreiteiros e a segurança social... Mas, pelo meio recebi um convite de uma junta de freguesia para trabalhar como educadora, a ganhar 1210 euros, o qual fui forçada pela minha consciência a não aceitar pois já estava envolvida no projecto da creche. Isto, no dia 31 de Julho. Neste dia pais, irmãos, sogros e uma grande amiga Educadora visitaram o local e dialogaram com as sócias... acordei o valor a pagar. Os nossos familiares aperceberam-se de que algo de errado se passava... Mas eu confiei e continuei a lutar por algo quase já sem vida! No dia 1 de Agosto, passei o cheque com o valor combinado, assinei uma declaração comprovativa de que me cediam o projecto de arquitectura e o recheio da creche, já que as instalações eram arrendadas. Nesse mesmo dia começaram a surgir as maiores dúvidas, pois foi-nos cedido o projecto de arquitectura e as chaves para as mãos. Como tínhamos pouco tempo e porque a creche tinha de abrir a 3 de Setembro, já com as obras realizadas, decidimos pôr mãos à obra e tentar devendar as transformações ... Começámos por fazer as primeiras limpezas, pois eu gostava de dar um toque pessoal às salas... outras cores, outras decorações! Enfim, um cunho pessoal! O meu marido começou nas medições e a pensar propriamente nas obras... chamou o empreiteiro e só confirmou o mais temido... o espaço físico não tem área para implementar todas as obras exigidas pelo projecto! E não era uma simples casa de banho e uma rampa... era mais um lavatório para a cozinha, mudar o duche na casa de banho dos pequeninos, partir paredes da salas e incurtá-las para caber a casa de banho para deficientes, mexer em todo o corredor, nas arrecadações... tudo desde a porta de entrada até ao fim... todas as divisões precisavam de algo! Conseguimos falar com a arquitecta do Projecto em causa, no dia 6. Fez-nos ver que poderia, realmente, haver erros, mas que as medidas do projecto teriam der ser cumpridas à risca! Disse-nos que estaria pronta a ajudar e que trabalhava barato! Logo, fez-nos pensar que teríamos de pagar para realizar um novo projecto e que o que estavamos a comprar mais tarde ou mais cedo seria inviabilizado... Nessa mesma tarde, uma das sócias ligou-me a dizer que não poderia ir comigo à reunião na Segurança Social e isto "cheirou-me" a má fé e fui cancelar o cheque alegando má formação na minha vontade... e salvaguardando-me! No dia seguinte, ainda fui à reunião na SS e saí de lá com a pior das certezas: estavam a tentar vender-me algo inviável, algo inútil e a trespassar-me brutalmente. Isto porque, o projecto de arquitectura é enviado para a Segurança Social, eles dão o parecer favorável porque está dentro dos tramitos legais das creches e só depois das obras feitas e da tão esperada vistoria é que aprovam (ou não) e poderemos obter o alvará. No fundo, o que sinto é que deram conta da minha ingenuidade, da minha luta pelo emprego, desejo de alguma estabilidade, e do sonho que desejava e ansiava pôr em prática... pois ser Educadora para mim é uma vocação e não uma profissão! Liguei desesperada e ninguém me atendia... chorava compulsivamente por dentro, pois por fora demonstrava ao meu marido que era forte e capaz de resolver tudo! Finalmente, atenderam-me e disseram-me que era completamente impossível o que se tinha passado. Como não estiveram presentes era a minha palavra contra a delas... era um disse que disse... Propûs uma reunião conjunta na creche para verificarmos pessoalmente todas as medidas e as incoerências, mas nunca se predispuseram a tal alegando que estavam de férias... O telemóvel era a única comunicação, mas diálogo não havia... gritos e mais gritos... até ameaças recebi... ANULEI o pré-negócio e entreguei os documentos que tinha em minha posse através dos CTT. Ainda não sei de nada. Espero ansiosamente o desfecho! Como nunca quiseram estar frente-a-frente decidi contratar um advogado e gastar o pouco dinheiro que um desempregado tem ... Bati com a cabeça com muita força e aprendi uma grande lição... Contudo, ainda não desisti de realizar este tão desejado projecto... Peço desculpa a todos por este desabafo que muito custou a ser escrito. Ah, a imagem que visualizam era o logótipo...!!! O Sonho virou pesadelo... Agora espero que melhores dias virão... e claro anseio por um emprego. Mas, tenho consciência de que sou só uma formiga docente no meio de um formigal. Beijinhos para todos.

9 comentários:

Sofia e Beatriz disse...

Estou completamente parva, com esta situação!
Há pessoas com muito má fé!!!
Desejo-te tudo se desenrole da melhor forma para ti ( e da pior para elas, pois merecem!!)

E, não desistas do teu sonho!!!!

Beijocas :)

Marisa disse...

Muito obrigada. Nem tenho palavras. Su

Ana Princesa disse...

Que coisa horrivel, há pessoas muito más mas isso eu já sabia.
Nunca deixes de seguir o teu sonho, muita força e tudo se vai resolver!!
Beijinho grande*

Anónimo disse...

olá!
Sou a Suzze da sala dos professores!
Apanhamos cada pessoa na nossa vida que até ficamos tontas com tanta maldade...
Afinal, e aquestão do cheque? Sempre foi anualo?
E aquela oferta da junta? Ainda vais a tempo?
Boa sorte para o desfecho desta "história".
Beijos

Anónimo disse...

Olá
O relato tocou-me... infelizmente, não se pode confiar em ninguém. Se tornar a aparecer outra oportunidade do género, ao menos já sabes o que fazer. Boa sorte e muita força!

Marisa disse...

Muito obrigada pelas palavras amigas.
Suzze o cheque ficou anulado, mas ainda posso ter problemas judiciais. Deus queira que não! Quanto à vaga de emprego já está ocupada!
Beijinhos para todas.

Professora disse...

ola amiga, uma vez apoiaste-me tu, hoje é a minha vez de te dizer que quando uma porta se fecha há sempre uma janela que se pode abrir, isto para te dizer que vais conseguir ser educadora, pois eu como tu amamos o que fazemos.
Um beijo grande

Sara Marques disse...

Fiquei a conhecer o que te aconteceu no fórum da sala dos professores e achei que te devia dizer algo.
Ás vezes ainda não acredito que hajam pessoas como essas no mundo. Estamos nós no nosso cantinho, vemos a oportunidade de realizar um sonho e decidimos ir para a frente e no fim tudo fica uma grande confusão...
Força, não desistas do teu sonho.
Beijinhos Sara

Anónimo disse...

Olá Su.. É a primeira vez que te visito.. Mas o lucal do nosso encontro é sempre o mesmo - O Fórum - há muito que não o visitava e descobri o teu projecto...
mas não é que me deparo com isto..
Fogo é demais!
Mas olha... nunca desistas, pois só quando somos muito persistentes conseguimos ser felizes!
Um beijinho e tudo de bom!

Aparece no meu blog http:/7www.gatos-e-companhia.blogspot.com